O Procon-SP notificou diversas empresas financeiras, entre bancos e demais instituições, solicitando explicações sobre o golpe do boleto. A notificação foi feita em razão do aumento das ocorrências do crime virtual, que voltou repaginado e usa informações coletadas em megavazamentos de dados ocorridos recentemente.
As empresas notificadas são: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, Itaú, Santander, Nubank, Banco Pan, Banco Inter, BMG, Neon Pagamentos S/A, C6 Bank, além da própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Também foram notificadas a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e o Conselho de Ética e Autorregulação da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
As empresas deverão apresentar informações ao Procon-SP sobre quais mecanismos de segurança elas disponibilizam para que o consumidor possa consultar a autenticidade dos boletos. Além disso, o órgão de defesa do consumidor questiona quais outras medidas e planos de ação vêm sendo adotados para coibir a prática.
O Procon-SP também solicita informações sobre que medidas são adotadas para cada caso de forma individualizada e coletiva quando da identificação e notícia da fraude. As empresas têm 72 horas, a contar do dia de amanhã (8/9), para responderem aos questionamentos do Procon-SP.
Usando dados de cerca de 13 mil documentos vazados na internet (que atingiu 227 milhões de brasileiros, entre pessoas vivas e mortas), os golpistas enviam mensagens de celular e e-mails para potenciais vítimas. No conteúdo, há ofertas de acordos de renegociação de dívidas e até de pagamento de faturas de cartão de crédito, além de links para downloads e acesso a sites falsos.
Os criminosos informam dados pessoais como nome completo, CPF e número de telefone da vítima, para dar ares de autenticidade às mensagens. Ao fazer o pagamento do boleto, a pessoa não paga sua suposta dívida ou fatura do cartão, mas envia dinheiro para as contas dos criminosos.
Uma das formas mais simples de não cair no golpe do boleto é conferir as informações do beneficiário no documento, ou seja, quem vai receber o pagamento. Você precisa verificar dados como CPF e CNPJ, além da data de vencimento e o valor da cobrança.
Também é importante verificar os três primeiros números do boleto bancário, conferindo se de fato correspondem ao código do banco. Você pode confirmar se esses números são os corretos acessando o site Busca Banco, da Febraban.
Verifique também se há boletos no DDA (Débito Direto Autorizado) em sua conta bancária e mantenha sempre seu antivírus atualizado, assim como o firewall ativo. E claro, evite sempre clicar em links desconhecidos ou suspeitos que chegam por mensagens ou e-mails.
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